Oficinas de Mini-Hortas: como fazer o substrato
No último final de semana, o Instituto Canto Vivo ministrou oficinas de como fazer mini-hortas em garrafas PET. O objetivo da ação foi ensinar a reciclagem enquanto forma de melhorar a qualidade de vida doméstica.
Para participar, bastavam doações de roupas e acessórios para o bazar da ONG. Muitas pessoas se interessaram. Tamires e Moysés estão se mudando e, querendo aproveitar o novo espaço para plantar, não podiam perder as dicas de Cristiane Nogueira, diretora do Canto Vivo que ministrou a oficina.
Tamires e Moyses participaram da oficina e levaram suas hortas prontas para casa
Já Edith, além do espaço livre que tem em casa, se interessa pela culinária. "Gosto de trabalhar com alimento produzido em casa", afirma a professora. Sua amiga, Simone, levou para casa uma mini-horta de alecrim para complementar sua alimentação a base de verduras orgânicas.
A professora Edith prepara sua horta
As oficinas ocorreram no Parque da Sementeira. Para os que não puderam participar, não entrem em pânico! Haverá outras. Mas, se tiverem roupas, sapatos e acessórias usados para doar para o nosso bazar, entrem em contato conosco. Precisamos bastante de doações.
Segue abaixo a receitinha do substrato utilizado nas oficinas:
O que precisa:
- Húmus de minhoca
- Torta de Mamona
- Pó de coco
- Terra vegetal
Os 4 itens são encontrados facilmente em qualquer loja de jardinagem. Mas atenção às quantidades! O húmus, o pó de coco e a terra vegetal são usados em quantidades iguais. Já a torta de mamona é usada em menor proporção, equivalendo a 10% da quantidade usada para os outros 3 itens. Por exemplo, se forem usados 100g de húmus, pó de coco e terra vegetal, o ideal é que se use 10g de torta de mamona. A mistura dos 4 componentes deve ser bem feita, até que fique homogênea.