top of page

“Todos deveriam amar mais” Christiane Nogueira

“Todos deveriam amar mais”, ela ensina.

Encontramos a Cristiane em um fim de manhã, esta semana, aqui em Aracaju. Ela nos recebeu em sua casa, no Mosqueiro, onde mora com o esposo, duas filhas e a Canto Vivo.

A ONG Canto Vivo trabalha com o cultivo e distribuição gratuita de mais de 110 espécies da mata nativa. Sozinha, ela já distribuiu cerca de 600 mil mudas. Se calculado, o maior bem da ONG, no entanto, não são os números e sim a força de sua presidente, a Cristiane. Sentados sob uma frondosa mangueira, ouvimos o relato de dificuldades, enfrentamentos e vitórias nestes 10 anos de trabalho voluntário. A paixão por plantas nasceu com o marido, de quem fala com orgulho ao lembrar os cuidados no cultivo das mudas e o ensino diário do amor.

O tempo ela divide entre o trabalho como restauradora de antiguidades e o trabalho de visitas e distribuição de sementes. Bem, estava assim. Desde o acidente que provocou uma queimada na Serra de São José dos Montes, em 2009, em Campo do Brito, Cristiane e outras 10 pessoas adotaram aquele lugar. A equipe de voluntários tem trabalhado na recuperação da mata nativa e reflorestamento de uma área atingida superior a 21 hectares. “Até 2014 já poderemos plantar as secundárias, aquelas que precisam de sombra para crescer”, diz ela sorrindo mas com tez de preocupação.

Em uma área aberta, Cristiane mantém duas estufas improvisadas. “A grana ainda não deu”, explica ela. A forma não altera o resultado. Com o clima ameno gerado pela palha e pelo recorte de telas, milhares de sementes germinam sob o olhar atento da Cristiane. “Minhas filhas não gostam muito. É que elas ainda não conseguem entender. Mas irão descobrir quanto amor se encontra aqui.”

Amor, por sinal, é o que motiva a Cristiane. Ela já perdeu as contas de quantas visitas fez a escolas, comunidades, bairros e até mesmo individualmente para proferir palestras, aconselhar, ensinar e distribuir sementes. Nesses momentos, mais que novas árvores, Cristiane semeia uma Aracaju melhor para todos.

Confira outras imagens da nossa visita à Cristiane e à Ong Canto Vivo.

cristiane a diretora da ong ambientalista canto vivo no nordeste do brasil

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page