top of page

Soluções, oportunidades e intervenções sobre as mudanças climáticas são os destaques da Semana do Cl


Semana do Clima em Rio de Janeir com a onga Canto Vivo

​Na semana passada, de 30 de outubro a 06 de novembro, o Instituto Canto Vivo (ICV) participou do evento “UE Brasil – Clima: Somos Todos Responsáveis”, realizado no Planetário do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil, WWF-Brasil e a Fundação Planetária do Rio de Janeiro, com parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério do Meio Ambiente, Estados-Membros da UE e suas instituições culturais.

Foram oito dias de atividades que permitiram o compartilhamento das experiências de indivíduos e organizações, do Brasil e da Europa, com soluções, oportunidades e intervenções sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta.

Com uma programação diversificada, a Semana do Clima teve como foco os seguintes temas: uso da terra e agricultura; água; energia; resíduos sólidos; urbanismo e mobilidade urbana; segurança e ​​mudanças climáticas.

Foram realizadas exposições informativas, culturais, recreativas e interativas, palestras, oficinas e várias outras atividades, com a participação de nomes como Vik Muniz, Gilberto Gil, Sonia Bridi, Pedro Paulo Diniz e João Amorim, além de muitas outras personalidades comprometidas com o meio ambiente.

Com o projeto de arborização urbana “Uma Floresta na Cidade”, o Instituto Canto Vivo foi uma das organizações selecionadas por edital para participar da Semana do Clima. A diretora da ONG, Cristiane Nogueira, e a coordenadora de projetos, Maysa Melo, levaram um pouco da experiência do instituto para o evento, com oficinas de criação de hortas com uso de garrafa pet, além de palestra expositiva.

Criado há quatro anos, o projeto Uma Floresta na Cidade desenvolve ações voltadas à conscientização da população sobre o desmatamento de áreas urbanas, com foco no estímulo ao plantio de espécies de árvores adequadas à arborização urbana.

As ações desenvolvidas pelo projeto incluem: a distribuição de sementes e mudas de espécies da Mata Atlântica; oficinas de reciclagem e hortas verticais com garrafa pet; além de palestras em escolas e comunidades.

Para Cristiane Nogueira, participar do evento foi uma grande oportunidade de diálogo entre as organizações que atuam com as questões ambientais, tendo em conta a importância da integração dessas ações. “Foi uma experiência fantástica em todos os sentidos, o evento em si já mostra a importância e urgência para decidir questões ambientais que afetam diretamente a sobrevivência no planeta”, assinala.​​

Sem dúvidas, a Semana do Clima foi proveitosa para todas as pessoas e organizações que puderam participar do evento. “Pude ajudar o Canto Vivo doando muitas sementes de árvores para os visitantes, troquei informações e experiências com os outros expositores, para mim a participação foi maravilhosa e espero que surjam mais convites”, conclui Cristiane.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page