top of page

Dia da árvore é comemorado com distribuição de sementes em Aracaju

distribuindo sementes na orla da atalaia em aracaju, sergipe, nordeste do brasil

Em um domingo ensolarado, mais de 80 voluntários foram mobilizados na ação de distribuição de sementes “Uma Floresta na Cidade”, promovida pelo Instituto Canto Vivo. A ação distribuiu 25 mil tags com sementes da Mata Atlântica na Orla de Atalaia, em Aracaju. A objetivo da campanha é incentivar o plantio de árvores nos espaços urbanos, além de atentar para a necessidade de recuperação da Mata Atlântica, uma das florestas tropicais mais devastadas do mundo.

Em comemoração ao dia da árvore, o Canto Vivo promove a doação de sementes em maior número, mas a entrega de sementes acontece durante todo o ano nas ações em escolas, comunidades e eventos diversos. Segundo Maysa Melo, coordenadora da campanha, algumas ONGs, escolas e grupos de amigos participaram da campanha.

“As pessoas que foram atingidas pela campanha ao longo do ano vieram participar. Antes mesmo da gente terminar a orientação, as pessoas que passavam por aqui já vinham buscar sementes. Vejo que já existe uma preocupação da população com o meio ambiente”, afirma Maysa.

Um grupo de amigas do Lions Clube João Bezerra deu a contribuição para a campanha. Dona Ana Virginia Araújo, presidente da organização, sente-se muito satisfeita em poder contribuir com a conscientização da população.

“O Lions Clube tem uma proposta de melhoria do meio ambiente. Quando conhecemos a proposta do Canto Vivo, procuramos a ONG para ajudar nessa ação. Inicialmente íamos realizar o plantio de árvores na casa de cada uma do grupo, mas vimos na campanha uma possibilidade de realizarmos algo maior. Nossa cidade precisa muito de árvores, de uma respiração melhor, de qualidade de vida. Estamos nos sentido bem por estarmos nos juntando a uma turma jovem, trazendo muita energia”, conta com alegria.

E o trabalho não foi só coisa para os adultos, Allan Tavares fez questão de trazer o filho Theo de 3 anos. Pai de mais duas crianças, Allan faz questão de levar o filho mais velho para aprender, desde pequeno, o seu papel em relação ao meio ambiente.

“Acho importante sempre levar o Theo nas ações para que as pessoas vejam que não é impossível participar de um evento desses com uma criança e para incentivar as outras crianças. Eu peço para Theo entregar diretamente às crianças, eles acabam tendo uma interação melhor. O meio ambiente tem uma importância e nós precisamos incentivar principalmente às crianças, a plantarem árvores, a terem essa consciência ambiental”, diz com entusiasmo.

O bom exemplo parece ter sido a palavra do dia. O caso da professora Francilene Cavalcante foi mais um deles. “A gente não imaginava que íamos participar da distribuição, viemos pegar as sementes para levar para a escola, quando chegamos aqui vimos que poderíamos participar entregando as sementes. Foi uma experiência excelente, as meninas amaram. O meio ambiente que precisamos e que as gerações futuras vão sentir a diferença se a gente não plantar”, coloca.

A campanha Uma Floresta na Cidade 2015 trouxe resultados muito positivos e deixa uma importante mensagem para a população. “A distribuição de semente é um lembrete da importância da arborização urbana. Temos a consciência que nem todas as sementes serão plantadas, mas o mais importante é disseminar a ideia de reflorestar a cidade”, conclui Maysa Melo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page